MENSAGENS

Salmo 51

 

Este salmo narra de forma direta o resultado do arrependimento de um homem que conhecia Deus. Ele conhecia Deus, mas pecou. E após ser confrontado no seu pecado, na sua dor, ele se arrependeu. Este homem era o rei Davi. Ele precisou se arrepender, porque o seu pecado o estava fazendo sofrer e muito.
 
TODO PECADO ESSENCIALMENTE É CONTRA DEUS
 
1.Apesar de pecar contra Urias de duas formas, seja tomando indevidamente a sua mulher e depois o enviando para a morte, Davi sabia que havido pecado primeiramente contra Deus. Por isso, ele inicia este salmo clamando pela compaixão, pela misericórdia de Deus.
2.Davi sabia que o seu pecado o sujava e o perturbava porque como ele declara no v.3 “ele conhecia as suas transgressões”... “o seu pecado estava sempre diante dele” – Números 32:23. Desta forma, ele suplicou que Deus o lavasse, o limpasse.
3.Ele também sabia que Deus é justo e como tal julgaria o pecado dele. Deus tem a capacidade de olhar no mais profundo da sua alma, no seu íntimo em busca da verdade, em busca da verdadeira motivação em relação a alguns procedimentosProvérbios 16:2.
 
SOMENTE DEUS PODE PURIFICAR DO PECADO
 
1.Davi buscava em Deus duas coisas–  a purificação da culpa do seu pecado (sangue = hissopo) e a purificação da contaminação do pecado (água = lava-me) – v.7. Assim hoje, quando alguém crê em Cristo, ele é purificado pelo sangue da culpa do seu pecado, e quando confessa o seu pecado a Deus ele é purificado ou limpoJoão 13:10.
2.Davi sabia que a purificação do pecado envolvia também uma mudança de mente, de valores – v.10. Então ele pediu a Deus não somente o perdão e a purificação do pecado, mas também a renovação do seu interior: um coração puro e um espírito firme no Senhor. Não bastava mudar o comportamento se não houvesse mudança interior.
3.Davi pediu a Deus que a presença do Espírito Santo não fosse retirada de sua vida – v.11,12 – porque somente com a presença e a ação do Espírito Santo seria possível haver restauração da alegria da salvação na sua vida, assim como ele ter um espírito voluntário para trabalhar para o Senhor – v.13. Hoje a Igreja não precisa pedir para Deus não retirar da sua vida o Espírito porque Jesus prometeu que o Espírito estaria para sempre com a IgrejaJoão 14:16; Efésios 4:30.
 
O HOMEM RESTAURADO VOLTA A TER COMUNHÃO COM DEUS
 
1.Davi adorou a Deus porque sabe que Deus o tinha perdoado – o profeta Natã informou Davi sobre isto. E Davi reconheceu ser Deus a sua salvação – v.14. Ele louva a justiça de Deus em vez de tentar se desculpar diante de Deus pelo seu pecado. Ele está pronto para louvar e adorar a Deus como é dito em outro salmo “na beleza da Sua santidade”.
2.Como homem restaurado Davi reconheceu algo que aprendeu – v.16: não eram os sacrifícios que agradavam a Deus. O profeta Samuel, anos antes deste acontecimento, havia perguntado a Saul em I Samuel 15:22 “se Deus tinha tanto prazer em sacrifícios quanto em que se obedecesse a Sua palavra”.
3.Davi aprendeu que para Deus o mais importante é se chegar a Ele com o espírito e o coração quebrantados. Chegar até Deus com humildade, se deixando moldar por Ele – v.17.

Mural de Recados

11 razões para adorar em família
Adorar juntos, em família, não foi algo que começou facilmente para nós. Mesmo como pastor, eu me sentia estranho no começo quando liderava minha família na adoração (especialmente na hora de cantar!). No entanto, isso agora tornou-se de nossa vida familiar. Não, é mais ... leia mais

Vídeos

Fotos

Av. Visconde do Rio Branco, 518
CEP: 44002-172 Feira de Santana - BA
(75) 3223-0044 | (75) 3223-9608
secretaria@pibfs.com

Primeira Igreja Batista de Feira de Santana. Todos os Direitos Reservados.